O Dia Europeu dos Direitos dos Jornalistas, foi assinalado ontem, 5 de Novembro, numa jornada de luta promovida pela Federação Europeia de Jornalistas (FEJ), à qual se associou o Sindicato dos Jornalistas Portugueses (SJ) e que mobilizou milhares de profissionais em toda a Europa.
Antes das concentrações, que se efectuaram um pouco por todo o país, foi feito um minuto de silêncio para expressar o protesto pelas condições em que muitos jornalistas exercem as suas funções. Foi depois distribuído pelo SJ um manifesto em que se afirma que os jornalistas só podem exercer o seu papel de forma responsável e com qualidade, se os “seus direitos fundamentais forem respeitados” - o que, em Portugal, "acontece cada vez menos", acrescenta o sindicato.
Afirmando que os direitos dos Jornalistas equivalem aos Direitos dos Cidadãos, o manifesto diz que “todos os dias são violados direitos básicos”, o que restringe a liberdade dos jornalistas e do seu público. O texto integral do manifesto pode ser consultado no site do sindicato em www.jornalistas.online.pt. Arménia Gomes
terça-feira, 6 de novembro de 2007
"Levanta-te pelo Jornalismo"
às
16:13
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário