terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Ateneu de Coimbra celebrou 67 anos


O Ateneu de Coimbra, colectividade de cultura e recreio, completou, no passado dia 1 de Dezembro, 67 anos. A data foi assinalada com um almoço convívio na cantina das Químicas e com um concerto na sua sede, em plena Alta, junto à Sé Velha. Um espectáculo realizado por três grupos nascidos na associação: Rebimb'omalho, Diabo a Sete e Diana e Pedro.
Fátima Januário, dirigente da associação, conta que o Ateneu “nasceu de um grupo de 10 pessoas que queriam fazer teatro”. Esta colectividade está vocacionada para as actividades culturais, mas também para o apoio social. “Desde o primeiro dia que o Ateneu de Coimbra possui uma vertente de solidariedade”, sublinha Fátima Januário, mas só em 1977 foi criado o Centro de Dia 25 de Abril. Lurdes Sousa, directora deste serviço, explica que, “já na altura, a população que vivia na Alta era envelhecida e carenciada”.
Durante o Estado Novo, o Ateneu teve uma função importante na luta contra a ditadura. “Os seus dirigentes foram muitas vezes presos pela PIDE. O Estado cortava a água e a luz. Apesar disso, os restantes membros continuavam a encontrar-se clandestinamente”, recorda Arminda Silva, sócia do Ateneu desde 1968.
As comemorações do aniversário do Ateneu continuam com um workshop de Artes Plásticas. Já em Janeiro, as ruas da Sé Velha serão o palco do Cantar das Janeiras, no dia 18.
Grupo 1

Nenhum comentário:

 

Classe Media © 2007 Álvaro Vieira