Para assinalar o Dia Europeu dos Direitos dos Jornalistas, 5 de Novembro, a Federação Europeia dos Jornalistas (FEJ) organiza nessa data uma jornada de luta por melhores condições laborais e um jornalismo condigno. A FEJ apela à participação de toda a classe em acções que pretendem alertar a sociedade civil e os grupos políticos para as pressões políticas sobre os media, a crescente precariedade das condições de trabalho e o desrespeito pelos direitos dos jornalistas.
Em Portugal, o Sindicato dos Jornalistas associa-se à iniciativa e propõe a organização de um minuto de silêncio nas redacções, pedindo ainda aos jornalistas que enverguem uma camisola com a frase “Levanta-te pelo Jornalismo". Pelas 11 horas, haverá lugar a concentrações um pouco por todo o país, onde será distribuído um manifesto à população em defesa dos direitos dos Jornalistas.
Em Coimbra esta acção terá lugar no Largo da Portagem.
Arménia Gomes
Fonte: Site do Sindicato dos Jornalistashttp://www.jornalistas.online.pt/noticia.asp?id=6143&idselect=3&idCanal=3&p=14
quarta-feira, 31 de outubro de 2007
FEJ promove acção pelos direitos dos jornalistas a 5 de Novembro
terça-feira, 30 de outubro de 2007
Estatuto do jornalista em debate no Porto
O novo estatuto do jornalista, aprovado a 20 de Setembro pela maioria PS na Assembleia da República, vai ser debatido hoje, na Cooperativa Árvore, no Porto, pelas 21 horas.
A confidencialidade das fontes e a possibilidade concedida às empresas jornalísticas de modificarem e utilizarem textos dos seus jornalistas em diferentes suportes, sem que os autores recebam qualquer remuneração suplementar, são algumas das questões em destaque. Grupo 1
Assinar:
Postagens (Atom)